sábado, 14 de agosto de 2010

CINEPROFESSOR


Uma lista de filmes (dos clássicos aos alternativos) que  servem para o educador pensar sobre a sua prática e analisar o oficio de ensinar:


A Corrente do Bem
Gênero:Drama
A Escola da Vida
Gênero:Aventura
A Voz do Coração
Gênero:Romance
Ao Mestre com Carinho
Gênero:Drama
Central do Brasil
Gênero:Drama
Conrack
Gênero:Drama
Homem Elefante
Gênero:Drama
Eleição
Gênero:Comédia
Educação

Gênero:Drama
Entre os muros da escola
drama
Escola de Rock
Gênero:Comédia
Filhos do Silêncio
Gênero:Romance
Gênio Indomável
Gênero:Drama


Kids
prepara-se pq é muito polêmico
Machuca
Gênero:Drama
Meu Nome é Radio
Gênero:Drama
O Caminho para Casa
Gênero:Romance
O Céu de Outubro
Gênero:Drama
O Clube do Imperador
Gênero:Drama
O Sorriso de Monalisa
Gênero:Drama


Preciosa
(quem trabalha com adolescentes especiais não pode perder)


Pro Dia Nascer Feliz
Gênero:Documentário
Escritores da Liberdade
Gênero:Drama
A onda
Gênero:Drama

Socialização da Prática Educativa III - EDUCAR PARA O PENSAR

Dia do Estudante


O dia 11 de agosto é o dia do estudante, entretanto algumas instituições ainda não comemoram/reconhecem/ou dão importância para a data.

domingo, 8 de agosto de 2010

NOVOS PÓS-GRADUAÇÃO DIVULGUEM SERVI/UNIASSELVI‏

XX ENCONTRO ESTADUAL DE SUPERVISORES EDUCACIONAIS

PESSOAL AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADISSIMAS!!!
INSCREVAM-SE RAPIDINHO PARA NÃO FICAREM DE FORA DESTA....SÁBADO DIA 14/8 LEVEM SEUS COMPROVANTES E +- 17,00 PARA ONIBUS!!!! NÃO PREOCUPEM-SE COM A AULA POIS NOS ORGANIZAREMOS OSBRE ISSO, MAS QUEM NÃO FOR TERÁ AULA NORMAL......

BJBJBJBJB

Turmas grandes ou pequenas?

Salas com muitos alunos prejudicam o desempenho de quem tem dificuldades para aprender. Turmas muito pequenas reduzem o convívio, o que também não é bom
Quando a filha de Noelia Regina Santos Bueno, 50 anos, começou as aulas em um colégio particular de Curitiba, no ano passado, havia mais ou menos 60 alunos na turma. Ao longo do ano, a sala foi reorganizada e a estudante passou a dividir o espaço e a atenção dos professores com mais de 100 colegas, número muito superior ao recomendado por pesquisadores da área da educação. “Devido à quantidade muito grande de alunos, os professores não conseguiam acompanhar os estudantes que não haviam entendido a matéria. E ela ficava constrangida em fazer perguntas na sala, porque o pessoal tirava sarro”, conta Noelia, que atribui ao excesso de alunos parte da responsabilidade pela reprovação da filha no segundo ano do ensino médio.


Professor de Matemática há 12 anos e diretor de uma escola particular da capital paranaense, Gidel Laureano Messagi explica que a superlotação é uma medida de economia adotada por algumas instituições. O raciocínio é simples: mais alunos na mesma sala aumenta a receita sem aumentar o gasto com professores. “Os pais precisam verificar se o valor da mensalidade de determinada escola não é mais baixo em função do número de alunos por sala. É preciso equalizar ensino de qualidade e bom preço”, alerta. Messagi afirma que na escola que dirige há no máximo 25 alunos por sala, em turmas de ensino fundamental (1ª à 8ª série) e médio.

O excesso de alunos não é um problema exclusivo da rede privada. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, a maioria das turmas de ensino médio da rede estadual tem 45 alunos, enquanto a meta aprovada em abril pela Conferência Nacional da Educação (Conae) é de no máximo 30 estudantes para essa etapa de ensino. A Conae discutiu este e outros temas da educação brasileira, do ensino infantil à pós-graduação. Do encontro saíram diretrizes para um novo Plano Nacional de Educação, com objetivos a serem perseguidos pelo governo entre 2011 e 2020.

Segundo a professora de Mate­mática Claudiovane Parralego de Aguiar, que dá aulas na rede municipal de Curitiba e na rede estadual do Paraná, nas turmas grandes é mais difícil diagnosticar e sanar as dificuldades de cada estudante. “A correção individual dos cadernos fica difícil. É preciso fazer uma correção coletiva, o que com certeza interfere no aprendizado do aluno”, afirma.

O outro lado


Turmas muito pequenas também podem prejudicar a formação do estudante, como explica Ângelo Ricardo de Souza, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “A escola não é só um espaço de transmissão de conhecimentos, também tem a função de colocar jovens e crianças em convívio, porque é dessa forma que o estudante aprende limites”, afirma.

Ele cita o caso da Escola Municipal Melvin Jones, de Londrina, que foi incluída em um relatório de 2004 coordenado pelo Ministério da Educação sobre instituições públicas com condições de qualidade. Na época, a menor turma do colégio, uma sala de primeira série do ensino fundamental, contava com apenas sete estudantes. “Uma professora reclamava que tinha dificuldades de estabelecer determinadas atividades de ensino com a turma”, conta.

De acordo com a diretora atual da escola, Telma Andrade de Carvalho Pitta, de lá para cá o colégio foi ampliado e recebeu mais estudantes. Hoje as turmas têm cerca de 20 alunos. “A vantagem de uma sala bem pequena é que você pode sentar ao lado da criança com dificuldade de aprendizagem. A desvantagem é que há menos interação em sala”, diz a professora Cyntia Ruiz Lozano Oliveira, que está há 14 anos na instituição e acompanhou as mudanças. Para a professora Maria Lúcia Tomasi Carli, em turmas um pouco maiores, como as que existem hoje, é possível estabelecer parâmetros de comparação do trabalho das crianças.

fonte:http://www.futuroeventos.com.br
E A NOSSA REALIDADE COMO ESTÁ?

terça-feira, 3 de agosto de 2010

E O FRIO NÃO NOS LARGA......

“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)