domingo, 30 de maio de 2010

PROJETO DE ATIVIDADE LÚDICA


  1. TÍTULO:
                  “ É brincando que se aprende! ”

  1. OBJETIVOS:
           * Desenvolver a comunicação oral por meio de exposições de idéias;
           * Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita;
           * Trocar experiências e discutir a grafia das palavras;
           * Realizar atividades em grupo:
           * Compartilhar decisões e respeitar opiniões.

  1. FAIXA ETÁRIA DOS ESCOLARES:
           6/7 anos – 2ª Série do Ensino Fundamental

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
            As atividades serão realizadas a partir de uma conversa informal com os alunos, onde todos estarão dispostos em um grande circulo, desenvolvendo assim a socialização, a oralidade, a leitura e escrita e o respeito à diversidade de opiniões. Todos terão acesso ao material para o desenvolvimento da atividade que ficará no meio do circulo, inclusive os brinquedos que foram solicitados que os alunos trouxessem, para expor aos colegas.

5. CRONOGRAMA:
                  Três atividades, dispostas em três dias de aula consecutivas.

      6. MATERIAIS QUE SERÃO USADOS:
                   Cartolina, folhas de papel sulfite, papel-cartão, canetas coloridas, brinquedos diversos, giz de cera, lápis de cor.

      7. MÉTODO:
                    1ª etapa: Começando o projeto com uma roda de conversa, estimulando todos a contar aos colegas o que mais gostam de fazer ou de comer - maioria vai querer falar sobre isso, e provavelmente de forma desorganizada - é hora então de apresentar o projeto, sugerindo a confecção de um produto a ser feito coletivamente: “O Livro das Preferências.” Explicar que cada um terá uma página contendo as informações sobre o brinquedo mais querido, a comida mais gostosa, a música favorita e assim por diante. Para decidir os itens que serão contemplados os alunos terão que dialogar, combinar e colocar as sugestões no quadro. A lista pode incluir filmes, brincadeiras, personagens etc. Escolhidos os tópicos, pedir que cada um fale sobre os temas. Ir anotando as citações em uma cartolina, com letras grandes e legíveis. Estimular o discurso fazendo perguntas como: Qual é seu personagem preferido? De que brinquedo você mais gosta? Dada a resposta, pedir justificativas. Incentivar os colegas a comentar, socializando as opiniões (Você pensa a mesma coisa que seu colega? Por quê? Qual é sua opinião?). Para a conversa ficar mais animada, sugerir que todos levem de casa os objetos mencionados para compartilhá-los com a turma. Reservando uma 2ª etapa para essa troca de experiências.

                  2ª etapa: Montando a lista em uma folha de sulfite com os tópicos a ser respondidos: personagens, brinquedos, frutas e etc. Fazer cópias e distribuir as páginas. Ler os temas em voz alta para não haver dúvidas e propor a elaboração oral da listagem antes do registro. Em seguida, organizar duplas de trabalho para a produção escrita e deixar as crianças usarem as próprias concepções. Uma vai ajudar a outra, mas é preciso intervir para levá-las a refletir sobre a maneira de grafar as palavras. O melhor modo de proceder é perguntar por que optaram por determinada letra e fazê-las utilizar o que já conhecem, comparando as sílabas usadas com as vistas em outros contextos. Peça que leiam o próprio registro. Assim é possível observar a ausência de uma letra ou a necessidade de alterar algumas delas.





                3ª etapa: Antes de partir para a confecção do livro, propor aos alunos a sentarem em circulo novamente, levar algumas obras infantis para a sala de aula, como as de contos, por exemplo, para que a organização das páginas seja observada. Distribuir os livros para os alunos, fazer com que eles analisam os livros. Fazer com que os alunos troquem os livros entra si, observando as figuras e os tipos de letras que estão dispostas no livro, chamando a atenção para
a numeração e o índice.

              
                  Produto final - “O Livro das Preferências.”  

                  Para a publicação ficar bem acabada, é recomendável que a lista seja passada a limpo e que as páginas contenham ilustrações e o nome de cada aluno que fez a referida página, pode-se fazer o auto-retrato ao lado do nome, se caso o aluno preferir. Estimular os alunos a dialogarem e tomarem decisões como: o título, o visual e as cores da capa e das páginas. A professora deverá realizar intervenções para ajudar na organização da publicação, ensinar a numerar as páginas e a fazer o índice. Como haverá apenas um exemplar, deixá-lo disponível para o grupo consultar nos momentos livres e, posteriormente, organizar um rodízio para que
todos o levem para casa e leiam com os seus familiares.

   
     8. AVALIAÇÃO:
                  Observar se as crianças conseguiram se expressar oralmente e como interagiram com os colegas enquanto a confecção e a exposição do trabalho. Observar se avançaram em relação à escrita: a primeira lista certamente será feita com ajuda da professora, mas na preparação da versão final poderão ser conferidos os avanços em relação aos procedimentos de escritor e ao conhecimento sobre a confecção de um livro, a disposição das letras, na construção das palavras, símbolos, cores e etc.
 

OBS: “Este projeto refere-se a atividade que foi solicitada na Unidade 1, Tópico 1, Página 15, do Caderno de Estudos – Nutrição, Higiene e Saúde.”
 Acadêmica: Dieila C. Pecker – PED 8551

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