domingo, 11 de novembro de 2012

DINÂMICA – Fábrica de Barcos





PARTICIPANTES: até 20 pessoas.
TEMPO: de 1h30 (depende da quantidade de participantes, do grau de exposição individual e do nível de envolvimento do grupo na atividade).
MATERIAL: Folhas de revistas usadas, réguas.
OBJETIVO: Para o Grupo – Trabalho em equipe, Comunicação verbal, Criatividade, Gestão de tempo, Liderança, Negociação e gestão de conflitos e Melhorar o entrosamento do grupo, percepção de como nossas atitudes e comportamentos influenciam o grupo.
                     Para o instrutor - Conhecer melhor como o grupo trabalha e como as pessoas interagem entre si.
DESCRIÇÃO: O facilitador diz ao grupo que o mesmo será dividido em subgrupos e que cada um desses subgrupos representará uma empresa que produz barcos, aqui representados por barquinhos de papel.
Diz que um empresário precisa presentear os filhos de seus clientes com  barquinhos, que as empresas participarão de uma concorrência e a ganhadora fornecerá os barquinhos. Só poderá vencer a concorrência se tiver produzido no mínimo 20 barquinhos no prazo estipulado de 10 dias (equivalentes a 10 minutos). Preenchido esse primeiro requisito vencerá a concorrência a empresa que conseguir o melhor resultado, levando-se em consideração os seguintes critérios.
- Maior quantidade de barcos produzidos 
- Qualidade dos barcos produzidos.
- Uso de Criatividade para produção dos braços.

PROCESSO:
1- O facilitador pede para o grupo dividir-se em subgrupos de aproximadamente 5 participantes e que  elejam um líder para cada um dos grupos. Cada subgrupo representará uma empresa.
2- O facilitador conduz os líderes para fora da sala, orientando-os que o papel deles será o de motivar a equipe para produzir em larga escala, observando a qualidade, quantidade e criatividade. Os líderes não saberão que existem papéis divergentes em seus grupos. 3. Enquanto os líderes estão fora da sala, os outros participantes serão informados que cada membro do grupo irá assumir um determinado papel como segue: (O facilitador pode escolher um dos papéis abaixo ou criar um de acordo com as necessidades e características que quer trabalhar o grupo). Os papéis abaixo, deverão existir em cada um dos grupos. Assim se houverem cinco grupos existirão, por exemplo, cinco preguiçosos.
  1. Responsável - faz muitos barcos.
  2. Preguiçoso - não faz nada.
  3. Crítico - faz poucos barcos, critica os outros barcos e tenta desmanchá-los.
  4. Gozador - conta piadas e produz pouquíssimo.
  5. Desinteressado - fica brincando com o celular e não se envolve no trabalho.
  6. Conversador - fica puxando conversas paralelas e atrapalhando os outros membros do grupo.
4. Inicialmente distribui-se uma folha de revista para cada participante e fabrica-se um barquinho de papel juntamente com eles. Deve ressaltar que os barquinhos podem ser de diferentes modelos e tamanhos.
5. Em seguida distribuí-se 20 folhas de revista para cada grupo e o facilitador inicia a atividade. Lembrando as empresas que têm 10 minutos para a produção.
(As réguas são depositadas em um canto da sala e poderão ser utilizadas pelos grupos, se estes desejarem).
6. Concluídos os 10 minutos, o facilitador pede para que os grupos apresentem sua produção ao cliente que avaliará o trabalho.
Após a avaliação o cliente revelará as notas que obtiveram em cada item e definirá de quem comprará a produção.
Critérios para avaliação.
     . A empresa tem 20 barquinhos, produzidos? (se não tiver é eliminada).
Pontuação para os outros critérios:
Melhor qualidade e acabamento do produto: 1 ponto
Maior quantidade: 1 ponto
Mais Criatividade: 1 ponto
A empresa que tiver mais ponto, ganha a concorrência.

DISCUSSÃO:
O facilitador pergunta ao grupo:
- O que acharam da experiência.
- Como se sentiram durante o processo.
- Conseguiram cumprir o prazo?
- Conseguiram realizar a tarefa?
- O que fizeram para conseguir produzir mais barcos? Só tinham 20 folhas de revista? Usaram a criatividade?
- Como os lideres agiram?
- Os lideres perceberam o comportamento dos participantes do grupo? O que fizeram em relação a isso?
- Os participantes perceberam como os “bagunceiros” ou “desinteressados” atrapalham o grupo?
- O grupo trabalhou bem? Os lideres assumiram seus papéis? Conseguiram fazer o grupo trabalhar?
- Os membros do grupo assumiram seus papéis pré-estabelecidos. Isso ajudou o grupo?
- O grupo conseguiu achar saídas para suas dificuldades?

CONCLUSÕES
Levar o grupo a refletir sobre o que é importante para que atinjam os resultados esperados:
.Envolvimento e interesse de todos os membros do grupo.
.Busca de aperfeiçoamento nos meios de comunicação, clareza e objetividade no intuito que todos compreendam os objetivos propostos e ajudem no alcance deles.
. O entrosamento, o comprometimento de cada um do grupo e o bom relacionamento interpessoal levam aos resultados desejados.
. Refletir sobre os papéis assumidos e fazer uma analogia com o trabalho em equipe.
. Discutir sobre o papel da liderança, habilidade na negociação.
. Conduzir o grupo a uma discussão do porque algumas das fictícias empresas não obtiveram o resultado desejado.

O INSTRUTOR/FACILITADOR PRECISA ESTAR ATENTO PARA:
- Aparecem lideranças espontâneas?
- Como o grupo se relaciona?
- Quais necessidades e carências que o grupo apresenta?
- Propor atividades futuras no intuito de trabalhar as necessidades e carências.





Obs: Esta dinâmica é uma releitura da Dinâmica - Fábrica deBarquinhos que está na apostila Dinâmica em Grupo de Antonia Braz.

www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com/

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3 comentários:

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