sábado, 8 de junho de 2013
"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )
( Rubem Alves )
DINÂMICA DA ÁRVORE
ð Organizar grupos de 4 componentes.
ð Tempo para leitura e reflexão: 20 minutos.
ð Assinalar 3 tipos de árvores a qual se identifica.
ð Sublinhar 2 tipos de árvores com os quais gostaria de se identificar e justificar.
ð Marca com um X os dois tipos que não tem nada a ver com a sua vida.
ð Sublinhar a palavra chave de cada árvore.
ð Desenhar a árvore do seu grupo.
ð Escrever sobre as raízes da árvore alguns aspectos que considerem importantes para o grupo na sala de aula e na escola e que exercem uma função parecida à que as raízes exercem na árvore.
ð No tronco, escrever outros aspectos, atitudes, sonhos, buscas, etc...
ð Nos ramos e folhas (copa) a mesma coisa.
ð Socialização no grande grupo.
TEXTO:
SOB A SOMBRA DAS ÁRVORES
1. Abedul, a inspiração Ø Vivaz, atrativo, elegante, amigável, sem falsas pretensões, modesto, não gosta de excessos, rechaça a vulgaridade, ama a natureza, é cheio de imaginação, tem pouca ambição, costuma criar uma atmosfera relaxada.
2. Abeto, o mistério Ø De gosto extraordinário, tem muita dignidade, ar refinado, ama tudo, é caprichoso. Tende ao egoísmo, mas se importa com as pessoas que o cercam. Modesto, muito ambicioso, talentoso, é um amante inconformado. Tem muitos amigos, muitos inimigos, e é muito confiável.
3. Álamo, a incerteza Ø Usa muitos adornos. Não confia muito em si mesmo e só é valente se necessário, necessita de boa vontade e de ambiente agradável. Muito seletivo, quase sempre solitário, rancoroso, tem natureza artística, tende a filosofar, é confiável em qualquer situação. Leva o companheirismo muito a sério.
4. Árvore de Maple, independência mental Ø É uma pessoa fora do comum, cheia de imaginação e originalidade, tímida e reservada, ambiciosa e orgulhosa, respeita si mesma, busca novas experiências. Às vezes nervosa, tem muitos complexos, boa memória, aprende com facilidade, é comprometida com o amor e com a vida, gosta de impressionar.
5. Avelã, a extraordinariedade Ø Encantador, não é exigente, é um compreensivo, sabe como causar boa impressão, ativista de causas sociais. Popular, mal-humorado e amante caprichoso, companheiro, honesto e tolerante, necessita de juízo.
6. Castanheira, a honestidade Ø De beleza fora do comum, não gosta de impressionar. De bons modos, vivaz, gosta da justiça. Diplomático nato, mas se irrita com facilidade. Falta confiança em si mesmo, sente-se superior aos demais, sente que ninguém o entende. Ama só uma vez, tem dificuldade para encontrar a pessoa ideal.
7. Carpe, o bom gosto Ø De beleza jovem, preocupa-se com a condição física. Bom gosto, tende ao egoísmo. Leva a vida da forma mais cômoda possível, sempre de maneira disciplinada. ligado a razão, gosta da bondade, e é um amigo emotivo e agradecido. Sonha com amantes excepcionais e raras vezes se contenta com seus sentimentos. Entende mal a maioria das pessoas e nunca está seguro de suas decisões. Muito consciente.
8. Cedro, a confiança Ø De uma beleza rara, sabe se adaptar, gosta de luxo, tem boa saúde. Não é tímido e tende a menosprezar os demais. Muito talento, otimismo saudável, espera pelo amor verdadeiro. Capaz de tomar decisões rápidas.
9. Cipreste, a confiabilidade Ø Forte, muscular, adaptado, toma da vida o que ela oferece. Feliz e cheio de conhecimento, odeia a solidão. Amante apaixonado, não se satisfaz. Confiável, temperamento explosivo, inquieto, pedante despreocupado.
10. Fresno, a ambição Ø atrativo, fora do comum, vivaz, impulsivo, exigente, não se importa com a crítica. Ambicioso, inteligente, talentoso, gosta de jogar com o destino e pode ser egoísta. Confiável, amante leal e prudente. O cérebro comanda o coração, mas o companheirismo é levado a sério.
11. Haya, a criatividade Ø tem bom gosto, importa-se muito com a aparência. É materialista, bom organizador no trabalho e em casa, economiza, bom líder, não corre riscos desnecessários. Racional, companheiro, esplendendo, disciplinado.
12. Figueira, a sensatez Ø Muito forte, um pouco egocêntrico, independente, não permite que o contradigam. Ama a vida, a família, os filhos e os animais, gosta da liberdade. Possui bom senso de humor e talentos úteis e inteligentes.
13. Limoeiro, a dúvida Ø Odeia a luta, o estresse e o trabalho; brando e aplicado, faz sacrifícios pelos amigos. Possui muitos talentos, mas não tem tenacidade suficiente para fazê-los florescer. Sempre se queixa. Muito zeloso e leal.
14. Macieira, o amor Ø Muito carisma, encanto e atração. aura amável, aventureiro, sensível. Sempre apaixonado, quer amar e ser amado; é um companheiro fiel e despreocupado com a imaginação.
15. Nogal, a paixão Ø Tenaz, carinhoso e cheio de contrastes; egoísta, busca novos horizontes. Tem reações inesperadas, é espontâneo, possui ambição sem limites, e inflexível. Companheiro fora do comum, é estrategista, engenhoso, muito zeloso e apaixonado. Não se compromete.
16. Oliveira, a sabedoria Ø Encanta-se com o Sol, possui sentimentos amáveis. É racional, centrado, evita a violência e a agressão, é tolerante, calmo, possui forte sentido de justiça, é sensível e empático. Não é invejoso, gosta de ler e da companhia de gente sofisticada.
17. Olmo, a nobreza Ø Disponibilidade de formas agradáveis, com senso de moda, modéstia. Tende a não poder perdoar os erros, é otimista, gosta de manda, mas não de obedecer. Companheiro, honesto e confiável, tem atitude de saber tudo e toma decisões pelos demais. É generoso, possui bom senso de humor, gosta de ser útil.
terça-feira, 4 de junho de 2013
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)