segunda-feira, 3 de junho de 2013

O LIVRO DA VIDA - ALFABETIZAÇÃO


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

 

Livro da Vida

O livro da vida é uma das técnicas de Célestin Freinet, pedagogo francês, que, como professor, aplicou-a em suas turmas com o intuito de propiciar às crianças o registro da “livre expressão”, relatando acontecimentos experimentados e vivenciados na turma no cotidiano da escola, bem como na vida junto à sua família, amigos. Esse registro se dá de múltiplas maneiras, atendendo a diferentes propósitos tanto dos professores quanto das crianças. Tem a função de comunicar, informar e socializar as novidades, conhecimentos e curiosidades, pode ser estendida à família através do empréstimo do livro, compartilhando a escola, a importância do registro e das atividades do cotidiano (Silvana Ortiz Vieira Ruiz[1]).

O livro da vida é um registro coletivo, com as reflexões e indagações do grupo, registrando a questão mobilizadora do dia. Também será um livro em se faremos o registro das situações que apreciamos ou daquelas que precisamos pensar mais.

Este registro coletivo acontecerá diariamente e poderá ser realizado por todos do grupo ou por um representante.

Para mobilizar a reflexão, sugerimos sempre começarmos por uma questão que o próprio caderno de Formação Continuada propõe:

- Quais práticas formativas experimentadas favorecem ou privilegiam o desenvolvimento das habilidades importantes para a formação continuada, especialmente enquanto professores alfabetizadores?

Conforme a dinâmica de cada grupo, pode-se agregar outras perguntas que o formador considera pertinente ou que o grupo gostaria de registrar.

Para o último dia do curso, sugere-se acrescentar outras perguntas:

- Quais critérios eles adotam para julgar positivamente uma ação formativa?

- Quais conhecimentos podem ser considerados importantes para a formação continuada que foram estudados nessa etapa?

 




[1] RUIZ, Silvana Ortiz Vieira. LIVRO DA VIDA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 
 

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