UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Livro da Vida
O livro
da vida é uma das
técnicas de Célestin Freinet, pedagogo francês, que, como professor, aplicou-a
em suas turmas com o intuito de propiciar às crianças o registro da “livre
expressão”, relatando acontecimentos experimentados e vivenciados na turma no
cotidiano da escola, bem como na vida junto à sua família, amigos. Esse
registro se dá de múltiplas maneiras, atendendo a diferentes propósitos tanto
dos professores quanto das crianças. Tem a função de comunicar, informar e
socializar as novidades, conhecimentos e curiosidades, pode ser estendida à
família através do empréstimo do livro,
compartilhando a escola, a importância do registro e das atividades do
cotidiano (Silvana
Ortiz Vieira Ruiz[1]).
O livro da vida é um registro coletivo, com as
reflexões e indagações do grupo, registrando a questão mobilizadora do dia.
Também será um livro em se faremos o registro das situações que apreciamos ou
daquelas que precisamos pensar mais.
Este registro coletivo acontecerá diariamente e
poderá ser realizado por todos do grupo ou por um representante.
Para mobilizar a reflexão, sugerimos sempre
começarmos por uma questão que o próprio caderno de Formação Continuada propõe:
- Quais práticas formativas experimentadas
favorecem ou privilegiam o desenvolvimento das habilidades importantes para a formação
continuada, especialmente enquanto professores alfabetizadores?
Conforme a dinâmica de cada grupo, pode-se agregar
outras perguntas que o formador considera pertinente ou que o grupo gostaria de
registrar.
Para o último dia do curso, sugere-se acrescentar
outras perguntas:
- Quais critérios
eles adotam para julgar positivamente uma ação formativa?
- Quais conhecimentos
podem ser considerados importantes para a formação continuada que foram
estudados nessa etapa?
[1] RUIZ, Silvana
Ortiz Vieira. LIVRO DA VIDA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO ESCOLAR NA
EDUCAÇÃO INFANTIL.
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