segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ideias para alfabetização

Alfabetizar não é fácil... é um mar agitado, com tropeços e avanços, e que precisa ser constantemente avaliado, refletido.... não dá pra esquecer que alfabetização e letramento são indissociáveis, mas si eles podem ocorrer separadamente. O letramento vai acontecendo ao longo do próprio desenvolvimento humano... já a alfabetização é sistemática.
 


 
Aprendi ao longo dos estudos que fui realizando que o processo de leitura e escrita interage com o mundo das palavras. acontece a medida que a criança.
Nosso papel enquanto escola, educação...é ampliar e criar novas oportunidades para legitimar a construção do conhecimento levando em conta a individualidade e o nível de aprendizagem de cada um. O Pacto pela alfabetização na idade certa, é dessa forma mais que um projeto, é uma nova política educacional em nosso país, e os resultados não serão imediatos, mas significativos a medida que as partes envolvidas se comprometerem com esse estudo.
 








 
O educando precisa estar participando constantemente de práticas sociais de leitura.
 
 
 
HOJE ESTÁ EVIDENTE QUE A TAREFA, OU A RESPONSABILIDADE D ENSINO DAS LETRAS NÃO É TAREFA EXCLUSIVA DO EDUCADOR.... É A AMPLIAÇÃO DO MEIO ONDE SE DÁ A APRENDIZAGEM.

ALGUMAS SUGESTÕES:


 Este vídeo traz  alguns exemplos de exploração oral junto aos alunos seguido do registro com ajuda do escriba.
 
Só que tem uma coisinha importante... de nada adiantará tanto estudo se a concepção de educação que o educador tem estiver aberta ao compromisso e ao trabalho duro, mesmo sem os recursos adequados.
É nosso desafio.... estejamos preparadas ou não...
Acho umas coisinhas na rede e trago pra cá... na verdade eu fiz só o caderninho, sem a bolsinha....


Sala de aula da educação infantil - Camaquã.... um encanto!

Ideias....as vezes realmente nos falta um pouquinho de habilidades....
mas nada é impossível...
 
 inspiração
 a gente acha de tudo...
 
criatividade
 
 educar é uma arte
 
reutilizar é um exemplo
 
 
o mundo está em nossas mãos ....


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário