domingo, 17 de julho de 2011

Ler é bom experimenta...........

descobri a pouco tempo minha paixão pela literatura infantil e de lá pra cá não parei mais de buscar dicas a respeito.....estou sempre bisbolhotando nas livraria e nos blogs de outros educadores....
Desenvolvi um mini-projeto para trabalhar a leitura com meus alunos do 2º ano:


“Educação para Paz”

PROJETO: Ler é bom! Experimente!

“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça."
                                         (Maria Dinorah)

Série / Turma:  2º ano
Professora: Alexandra Cichowski Flores
Duração: 2º, 3º, 4º bimestre
Turno: Tarde


JUSTIFICATIVA
           
O projeto foi organizado dentro da proposta de Educação para a Paz, a qual norteará todas as atividades do ano letivo,  de forma a facilitar atividades de leitura, contextualizando seu uso mesmo antes da criança se tornar capaz de ler e escrever, despertando no educando o gosto pela mesma, estimulando suas preferências e experiências como leitores.
O autor Rubem Alves diz “o artista é aquele que abre as avenidas dos sonhos fundamentais”,  quando se refere a importância da escola se transformar em uma ambiência privilegiada é possível mostrar, indicar, alterar caminhos a serem trilhados e formar um aluno que não venha a ser um mero repetidor de conceitos,  mas um ser que reflete sobre a linguagem e a compreende, utilizando-a apropriadamente para expressar-se.  A ambiência escolar é o espaço fundamental para este contato saudável com a leitura, daí a relevância deste projeto, que busca a construção no hábito e do prazer de ler.
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Maleta da Leitura” tem como objetivos incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visa também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de texto.
Denominado “Maleta da Leitura”, o projeto constitui-se basicamente no incentivo da leitura, escrita e criatividade dos estudantes, por meio da utilização de uma maleta, juntamente com LIVROS de literatura e um caderno de registros. A cada semana, um novo  estudante levará a maleta com o material selecionado pela professora na primeira rodada, que deverão  ser lidos e uma apreciação dessa leitura deverá ser feita no caderno de registros juntamente com a família. Além disso, o estudante deverá preparar de forma criativa, uma apresentação desse livro para socializar suas aprendizagens com a turma. Essas apresentações ocorrerão toda segunda-feira e o estudante terá uma semana para ler e preparar a apresentação do livro para os colegas de sala.


OBJETIVO GERAL
           
            Desenvolver nos alunos hábitos e gosto pela leitura com prazer, promovendo a autonomia e o senso crítico.
Objetivos Específicos
-  Desenvolver a capacidade de refletir e posicionar-se sobre o texto lido.
-  Incentivar o gosto pelos diferentes tipos de leitura.
- Estimular a produção textual de forma interdisciplinar.
-  Motivar o educando a pesquisar as datas comemorativas que fazem parte do contexto da escola.
- Construir instrumental de registro de leitura e escrita vividos na escola. (Caderno de Leitura)
- Promover o acesso de toda a família a leitura. (Maleta de leitura)
-  Utilizar diferentes recursos que motivem o aluno à expressão oral e escrita. (dramatizações, contação de histórias)
- Valorizar as produções dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas.

AVALIAÇÃO
O Projeto “Ler é bom! Experimente” é sistematicamente avaliado junto a alunos e professores para que sejam percebidos os avanços em relação aos objetivos propostos e resolvidos eventuais impasses detectados em seu processo de execução. Nessa perspectiva, acontecem encontros mensais entre os responsáveis diretos pelo Projeto (professora e supervisora) e, conseqüentemente, acontece o redirecionamento /aperfeiçoamento desse trabalho.

ATIVIDADES

- Apresentação de autores
- realização de releituras
- roda da leitura (ouvir e contar histórias)
- maleta de leitura
- cantinho da leitura (de livre acesso após o término das atividades)
- caderno da leitura, para registro das historinhas e apropriação de outros tipos de textos (é o mesmo caderno de tema)
- troca de livros entre colegas
- confecção de personagens, dedoches
- visita a livraria
- Feira literária (organizada pela Biblioteca – Prof.Neusa)
- visita de autor
- criação um livro de historinha no final do projeto




Nenhum comentário:

Postar um comentário