domingo, 17 de julho de 2011

PIRATA DE PALAVRAS

.
Livro: Pirata de Palavras
Autora: Jussara Braga

- Aguçar a curiosidade explorando o título, ativando conhecimentos prévios e aguçando antecipações de sentido.
- Leitura da história levantando e verificando hipóteses.
- Construção da compreensão global da história, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas.
Pirata de Palavras
Heitor era um menino que trazia sempre no bolso folhas de papel e uma caneta azul. Quando passeava pela rua, voltando da escola, ia anotando palavras dos luminosos de propaganda, cartazes e placas. Depois assinava a folha, embaixo, trocando a letra H pela letra L. Formando, assim, LEITOR.
Seus amigos perguntavam:
_ Para que isso, Heitor?
Ele sorria e dizia:
_ Sou Pirata de Palavras!
Ele imaginava criar uma grande história, colecionando palavras como quem guarda selos.
No primeiro dia juntou: amarelo - caramelo - alfinete - sorvete - anzol - jornal - barril - anil.
No segundo dia juntou: caminhão - feijão - balão - algodão - estrada - espada - toalha - medalha.
No terceiro dia juntou: chácara - chuvisco - chapéu - chaveiro - chocolate - xadrez - xarope.
No quarto dia juntou: pássaro - pêssego - passeio passado - morro - murro - carro - burro.
No quinto dia foram dez palavras. Era um dia de sol! Juntou praça - vidraça - brinquedo - coqueiro - faqueiro - pipoqueiro - lâmpada - tampa - banco - canto.
No sexto dia foram só quatro palavras. Era um dia de muita chuva... Juntou tesoura - vassoura - panela - capela.
E assim foi anotando, semana após semana. As palavras cresciam como em um dicionário. E nada de histórias...
Então Heitor percebeu que histórias se fazem de palavras, ideias, sonhos e fantasias...
Feita essa nova descoberta, agora o nosso Leitor é Pirata de Aventuras!


- Atividades escritas relacionadas com a compreensão da história e com as palavras que Heitor juntou.
- Confecção do tapa-olho de TNT.
- Seja você também um Pirata de Palavras. Faça como Heitor: anote nessa cadernetinha, palavras que você encontra pelas ruas por onde passa, em revistas que você lê, palavras que você vê na televisão...
A maior parte dos meus alunos estão nos níveis silábico - alfabético e alfabético, então vou sugerir que tipo de palavras irão escrever em cada dia. Exemplo: No primeiro dia vamos escrever somente palavras com rr. E no dia seguinte trabalharemos estas palavras em jogos e brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário